domingo, 15 de outubro de 2017







                   






 
                                                    Lição de Amor 

   Tenho uma imensurável admiração pelos professores, principalmente pelos que atuam neste país, onde além de terem que exercer com desenvoltura as premissas da atividade, necessitam driblar muitas situações decorrentes do comportamento difícil de tantos alunos, que resvalam na descompostura, por vezes agressiva e ofensiva, em plena sala de aula. Quem agride um educador deveria ser severamente punido, e dependendo do excesso, criminalizado!
   Em ser professor com louvor estão implícitos inúmeros talentos e virtudes,  entre as quais chamam a atenção a paciência, a dedicação, a doação, o espírito de liderança e a capacidade de contornar questões potencialmente explosivas e\ou caóticas.
   A preocupação e o empenho deles, em qualificarem-se e aprimorarem-se, são incessantes, dado o caráter de serem  fontes do saber, ou de nos despertarem para tal.
   Por outro lado, alguém já parou para pensar sobre a responsabilidade que os nossos mestres têm sobre o que falam, informam e influenciam os seus ouvintes ?
   Os ensinamentos que recebemos são sementes para idéias de uma vida toda. Como me lembro de aulas que causaram impacto em meu modo de pensar !
   Tive professores que me inspiraram, me incentivaram, e que como lentes, tornaram mais fácil a visão sobre tantos assuntos que pareciam confusos e indecifráveis.
   Alguns professores são tão incríveis que despertam a nossa paixão por determinados assuntos, os quais passam a ser o nosso foco de cultura e escolha profissional.
   Ainda há aqueles que nos induzem a pensar de tal forma, que amadurecemos a consciência de que aprender é algo inesgotável e dinâmico. Parafraseando Sócrates, quanto mais eu sei, sei que nada sei!
   O bom professor nos convence de que somos melhores e mais inteligentes do que pensamos. E assim superam-se os desafios que surgem.
   Alguns ainda têm o carisma de serem ídolos, e\ou a generosidade de nos tratarem como filhos. Tenho doces lembranças de referências ternas como essas. Um privilégio!!
   Ah, Mestres, como o senhor e a senhora deveriam ser invariavelmente tratados com deferências nobres, no quesito respeito, carinho, remuneração, reconhecimento e tantas coisas que condizem ao valor e à grandeza que vocês representam junto aos pais, no Ensino e na Educação de uma Nação!!
   Essa é apenas mais uma carta como tantas outras por aí, contudo muito sincera, sobre o quanto eu prezo aqueles que lutam à favor da formação honesta de tantos aprendizes, que ainda podem se tornar as pessoas que transformarão este país, num lugar mais ético, e culturalmente mais rico.
   Parabéns aos mestres deste planeta e deste Brasil! Os que exercem a profissão com retidão e seriedade, são exemplos de verdadeiras "Lições de Amor!" 
DEUS os proteja sempre!
   
   #Dedico este singelo texto ao meu irmão e ao meu pai, magníficos mestres


          Minha modesta homenagem a vocês <3




domingo, 23 de julho de 2017



Das coisas que eu gostaria....

Tenho um desejo latente e premente de trocar o pouco que eu sei pelo muito que não sei, contudo não só o conteúdo informativo, mas também a capacidade de compreender o mistério que permeia o o surpreendente comportamento humano.
Talvez, um exercício persistente de autoconhecimento possa revelar de forma calma, não desapontadora, o que está por trás das atitudes mirabolantes e contraditórias a palavras, promessas e posturas prévias, vindas de pessoas que supúnhamos conhecer, por termos convivido tanto tempo.
Que possamos perceber a bondade por trás da crueldade, o positivo por trás do negativo, a luz por trás das trevas, a fragilidade por trás da prepotência, o sofrimento por trás da agressividade, a verdade plausível por trás do embuste, o desespero por trás da amargura, a tentativa de acertar por trás de tantos erros, e assim acolher para tentar ajudar, nem que seja só com o silêncio de quem perdoa, com um sereno e gentil sorriso de quem simplesmente releva, e por quê não dizer, com a oração que abençoa? (TEGF)




sábado, 15 de abril de 2017


TRAVESSIA PASCAL


Páscoa, a passagem para a vida após a morte, por obra de DEUS... a vida em Cristo. A esperança pela Ressurreição, no pensamento e na convicção Cristã.
O jeito de olhar a Páscoa pode mudar nossas acepções de forma elevada.
A "Passagem" sugerida no âmbito religioso transcende um só contexto. 
O evento Pascal é mais uma oportunidade para atravessarmos estágios de pensamento e consciência, na compreensão de que somos matéria e temos que evoluir em espírito; e se estamos na terra, temos o céu que pode ser atingido pela alma.
Viver nesse corpo que temos é temporário, as dores são passageiras, o sofrimento é efêmero, portanto não devemos nos focar no que não vai durar. 
O corpo morre, mas a alma pode se eternizar. 
A vida é uma travessia pelos nossos temores, pelas memórias que ensinam, pelas emoções que modulam, pelos feitos certos e incertos.
As situações corriqueiras invariavelmente nos convidam a enfrentamentos, e nos viciam a reiterar mentalidade e comportamentos pequenos. 
Acreditarmos que podemos nos livrar de tantas escravidões terrenas nos enseja a renovarmos a nossa crença sobre conquistar a cura interior, quando amadurecemos o espirito e as emoções, à medida que nos desapegamos das pequenezas do mundo em direção à luz. Um coração rumo à DEUS.
Que o sofrimento de CRISTO, relembrado nestes dias, reacenda a fé e a necessidade de melhorar o mundo e a humanidade, espelhando o amor que Cristo nos ensinou.
Um ótima Páscoa, cheia de doces e profundas reflexões!
DEUS abençoes a todos !

(TEGF)