terça-feira, 3 de outubro de 2023

 




UM TEXTO MUITO NECESSÁRIO‼️

(Testemunho e Gratidão)

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” Tessalonicenses 5:18


Boa tarde amigos !
Inicia-se um novo Outubro R💖S💖.
Mês dedicado à campanha pela prevenção ao Câncer de mama, e que há cinco anos atrás marcou uma fase do tratamento ao qual me submeti, para combater tal enfermidade.
Após o meu diagnóstico, em 2018, as notícias não foram muito boas, tanto pelo tipo de tumor, não muito comum, como pelo prognóstico. Chorei esta única vez, durante a consulta, mas depois de conversar bastante com Deus, me convenci de que aquele processo seria apenas mais um ciclo desafiador em minha vida. Peguei aquela situação, coloquei no bolso, e procurei um centro que me desse o melhor resultado de sobrevida, por orientação do melhor médico que conheço: o pai dos meus filhos. E então, iniciou-se a batalha.
Preferi não ler sobre o assunto, muito menos detalhes estatísticos, pois não são muito animadores. Quem é profissional da saúde, quando se torna paciente, deve se abstrair de algum conhecimento, e vestir-se de leigo, para não enlouquecer, e não atrapalhar os colegas que estão a nos cuidar. Confiei nos profissionais que me assistiram, e me entreguei.
0ptei por manter a calma e evitar a vitimização, mesmo ciente do quão difícil seria o processo. O desespero só atrapalharia, e criaria o embate psicológico.
Segurei na mão de Jesus, durante a travessia pelo deserto. Deus me enviou anjos humanos para me apoiarem, sem os quais teria sido muito mais difícil.
Felizmente, em meu primeiro PET CT não foi identificada metástase à distância, mas o Estadio da doença era localmente avançado, comprometendo muitos gânglios regionais.
Se eu não tivesse descoberto o nódulo mamário naquele momento (o autoexame me salvou), mais um mês que se passasse, a doença teria se disseminado, e talvez eu não estivesse mais aqui.
Comecei a quimioterapia neoadjuvante ( por três meses) para diminuir o tumor e as infiltrações nos gânglios. Na sequência, uma cirurgia bastante radical, com proposta curativa e preventiva. Após 45 dias, segui com mais dois meses de quimioterapia, desta vez “ a vermelha” e mais penosa, porém eu profetizava durante a infusão, que a QT era o sangue de Cristo me curando. A seguir, 28 sessões de radioterapia para “queimar “qualquer célula remanescente . A pele sobre o local operado, alvo da radiação, também se “queimava”, e formavam-se feridas. Entretanto, amigas anjos trouxeram uma pomada de fora, maravilhosa, que me salvou de piores complicações.
Após a radioterapia, fiz panhisterectomia profilática (retirada cirúrgica de útero e ovários), pelo elevado risco de câncer de ovário, detectado em painel genético.
Por último, somaram-se ciclos de quimioterapia via oral, por mais 6 meses .
Surgiram efeitos colaterais já previstos: perda de cabelo (o Beto raspou a minha cabeça 5 vezes), lesões esfoliativas da pele das mãos e dos pés, perda das unhas, feridas na boca, na garganta, náuseas e vômitos incontroláveis, sangramentos, inchaços, perda de peso ( 8 kg), dores de cabeça, insônia, manchas escuras na pele, queda de imunidade, fraqueza, falta de ar, dores no peito, cansaço extremo, “chemo brain” ( dificuldade de raciocínio e perda de memória), fora a sensação de insegurança pelo risco de morrer, por agravo terapêutico.
Contudo, a minha capacidade de regeneração/ cicatrização foi fantástica, felizmente. Eu consegui “desinflamar” e fortalecer o meu corpo, via nutricional ( consumi apenas nutrientes de origem vegetal).
Durante todo o processo, 15 meses em tratamento, não houve interrupção ou internamento. Consegui me manter ativa, tanto que continuei o meu trabalho como intensivista, sob cuidados redobrados de proteção, pelo risco de contaminação.
Eu vivia camuflada dentro do hospital (toca, máscara, avental, propés e luvas). Consegui manter o meu ritmo de vida, com menos carga laboral, contando com a ajuda dos amigos, médicos e companheiros maravilhosos dos plantões, dieta vegana (fez toda a diferença), caminhadas no lago , exercícios, descanso adequado, carinho, música, amor, apoio, e muita oração.
Confesso que recebi críticas de preocupação, por parte de alguns colegas, por ter me exposto ao trabalho intra hospitalar. Todavia, eu não tive escolha. Além disto, percebia olhares “tristes e compassivos” por onde eu andava, como se os meus dias estivessem no fim. Passei a relevar, e a não me importar com situações menores. O tempo e a confiança nos fazem encarar a adversidade, passando por cima do desconforto, do medo e do constrangimento. Nada era mais importante do que resgatar a saúde plena, mantendo uma mínima serenidade e lucidez .
Eu entreguei tudo a Deus, e entendi que a única coisa palpável que detemos é o dia de cada amanhecer, e a verdade sobre um dia partir deste mundo.
Acreditem, foi um processo muito especial para o meu “renascer humano”. Sinto-me mais completa, feliz, mais generosa comigo e com a vida.
Penso que melhorei, também, como profissional. Passei a entender efetivamente, o que o paciente sente.
Passaram-se cinco anos, como relatei, e o meu oncologista (um dos meus heróis) disse que eu já poderia me considerar curada.
Não obtive apenas uma cura oncológica, mas também me libertei da visão estreita e egoísta, que interferiu no exercício da gratidão, diante de bençãos visíveis e invisíveis, que sempre me acompanharam, e que eu não soube valorizar a contento.
Caros amigos, me perdoem pelas delongas. Tomei a liberdade de expôr e relatar a minha experiência com mais detalhes, e compartilhar uma mensagem que considero relevante.
Dirijo este depoimento para agradecer a todos os que se uniram e rezaram por mim. Sei que foram muitas pessoas- células de oração- nesta cidade, e fora daqui. Agradeço novamente a todos os profissionais e centros médicos envolvidos, que me assistiram nesse período.
Dedico, também, a quem esteja passando por algo semelhante, e digo:” não se aflija, já que não temos controle sobre o que quer que seja ! Viva um dia após o outro, acredite na sua força, na sua luz interior, que refletem a do Criador, acredite no propósito da situação, e saiba que tudo se resolverá ! “
De fato, tudo passou, e muito melhorou ! 🙏🏻

Envio um grande abraço, e desejo uma linda vida a todos vocês 🙏🏻❤️
Gratidão, mil vezes gratidão ! 🙏🏻 🌷❤️

#palpaçao #AutoexamenDeMama
#CombateaoCâncerdeMama
#dietavegana #FocoForcaFé
#gratidao #deusébomotempotodo
#anjosnaterra #amigosforever
#outubrorosa

2017-2018 -Um momento qualquer,
com cabelos longos, antes de obter o diagnóstico:
"a vida pode dar uma guinada de uma hora para outra!"
Não temos o controle de nada !



Setembro 2018-Logo após o diagnóstico,
no inicio do tratamento:
esperamos sempre o melhor resultado!
Segure na mão de DEUS, e vá...


fevereiro de 2023 - após a tempestade, vem a calmaria
11º controle com exames normais

   
Setembro de 2023 - 12 º controle
(cinco anos se passaram)
Cura declarada pela Medicina 
Graças a DEUS, venci, para honra e Glória do Senhor Jesus !
"A fé é uma loucura sem explicação, e sem ela não consigo mais viver!" (T) 








domingo, 1 de outubro de 2023


 ALGUMA COISA INCOMPLETA              


Sentimentos cristalinos
Pelos olhos declarados?
Era uma vez uma história 
De um anseio amordaçado ?

Olhares se entrecruzaram
Transcenderam tempo e distância
Num delicado momento
Tão fugaz, virou lembrança

Por um tempo se pensou 
Que ele a quis cativar  
Charmoso e sedutor
Ela não pode evitar

Deixou-se levar pela crença
Deste encanto que nascia
Quais os segredos guardados?
Desassossego, e ela mal sabia

A parte proposta a ela
Modesta, dúbia, acanhada
Justo quem merecia
Amor e ternura transbordada

Ele atraente e amável 
Ela quis chama-lo de "seu”
Mas abriu mão do acaso
Contrariada, disse adeus

O amor deve ser fácil, fluir livre na esperança
Quanta gente descontente, sem a menor segurança 
Com essência e verdade, deseja-se mergulhar
Só sei que o melhor da vida, mesmo doído, é amar