domingo, 20 de janeiro de 2019








                            PACIÊNCIA, A FORÇA DO CORAÇÃO

      Dentre as coisas que precisamos importantemente como saúde, família, amigos, um trabalho digno e prazeroso, condições justas de sobrevivência, a paciência está em segundo lugar, ou talvez em terceiro (?)... bem, melhor dizer em `todos os lugares´. Sem ela nada se resolve por completo, e não se atinge o ideal na maioria dos objetivos. Já, com ela, tudo se alcança.
   Nas situações favoráveis, a calma em esperar ajuda nos bons resultados que até surpreendem quando não criamos muitas expectativas. Por outro lado, diante dos problemas, a paciência soluciona praticamente tudo, já que as variáveis possíveis de se controlarem se equilibram e definem o objetivo alcançado. Aquelas que não se controlam são auto limitadas, terminam onde devem terminar, à despeito do desejado.
   Pelo que se percebe dos sábios e dos bons dizeres, ser paciente diante da dor (que é quando temos mais dificuldade) nos ajuda a transformá-la em júbilo num dado momento. Nenhuma "invertida" nos acomete em vão, mas para acrescentar algo.O fruto de quem consegue dar tempo ao tempo é sempre mais doce.
   A tendência de alguns mortais é imediatista. Apesar de que a maioria das pessoas de hoje, creio que em função da competitividade e do grau de exigência & resultados das demandas práticas, tem algum nível de ansiedade que negligencia o exercício da paciência.
   A inquietude dos afoitos é irmã da imprudência, faz coisas incompletas e falhas, decepciona e frustra, além de perpetuar o "stress" que a gerou.
  Vejamos um pouco do que a Natureza, em sua sabedoria, nos ensina : o exemplo dos pássaros que ficam quietos no ninho até que a tempestade se acalme, a sequência da semente até tornar-se flor, o exemplo da larva para transformar-se em borboleta, e de tantas outros modelos biológicos longânimos que simplesmente alcançam a perfeição, por respeito ao prazo de cada processo.
  Para tudo temos que ser pacientes. Em pinceladas gerais: para apreciar os pequenos prazeres da vida, formar bons filhos, cuidar da família, cultivar bons amigos, interagir com as pessoas, ouvir o que os outros tem a dizer, aprimorar os talentos, reabilitar-se de revezes, e principalmente paciência com nós mesmos.
  É um alívio sempre ter em mente que há o momento adequado em que se recebe o melhor que está por vir.
  A paciência não é uma mera tolerância dos pacatos passivos, mas uma postura saudável, ativa e prudente, que nos favorece a  acolhermos com mérito as boas recompensas. Um espírito forte acomoda confortavelmente este sentimento.
  Talvez não haja muita Ciência em ser paciente, mas aguardar com tranquilidade é vencer a ignorância, é superar as irrelevâncias e driblar o desespero. É sossegar no desassossego, é atrever-se permanecer "à deriva" com paz e confiança.
 "Sede pacientes na tribulação, alegrai-vos na esperança, perseverai na oração. (Romanos 12:12)."
  DEUS abençoe a todos! Namastê ! (TEGF)




                         https://youtu.be/ErvgV4P6Fzc




   
   
     , 

Nenhum comentário:

Postar um comentário